'Goiás é único estado que não tem problema de segurança', ironiza Lula após Caiado criticar PEC antiviolência
Presidente chamou governadores a Brasília para discutir proposta do governo federal para a segurança pública. Governador de Goiás criticou o texto e disse que teme perda de prerrogativas das polícias estaduais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou nesta quinta-feira (31), em uma reunião com governadores em Brasília, uma fala do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), durante encontro.
A reunião foi chamada por Lula para discutir uma proposta de emenda à Constituição (PEC) elaborada pelo governo com o objetivo de aprimorar políticas públicas e ação das polícias em todo o país.
'Crime organizado é uma organização poderosa' diz Lula
Em determinado momento do encontro, Caiado disse que teme uma eventual perda de prerrogativas das forças de segurança estaduais. Isso porque a PEC prevê dar mais poderes para a Polícia Federal e também criar uma nova polícia ostensiva, como a polícia militar, mas sob a alçada da União.
"Inadmissível qualquer invasão nas posições que os estados têm em termos de poder da sua polícia civil, militar e penal, que realmente são as estruturas que sustentam a segurança nesse país, com total parceria com a PF e a PRF", afirmou o governador de Goiás.
Ele também argumentou que Goiás não tinha problemas de segurança na mesma proporção que outros estados do país.
Mais tarde, na réplica, Lula disse:
"O dado concreto é que é uma situação muito complicada no Brasil inteiro. Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás. Que eu peço pro Lewamdowski [ministro da Justiça] ir lá levantar, que pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, para gente acabar com o problema da segurança em cada estado", afirmou o presidente.
Após a fala do presidente, em conversa com jornalistas, Caiado foi questionado sobre a ironia do presidente:
"Não é um assunto para ser discutido nesse nível. Não cabe ironia", completou.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/10/31/goias-e-unico-estado-que-nao-tem-problema-de-seguranca-ironiza-lula-apos-caiado-criticar-pec-antiviolencia.ghtml