Porto de Santos oferece descontos nas tarifas de navios sustentáveis e de cruzeiros; entenda
31/10/2024
Um dos objetivos é incentivar as boas práticas no maior porto da América do Sul. Porto de Santos concede descontos nas tarifas de navios sustentáveis e de cruzeiros
Divulgação/APS
Navios sustentáveis e de cruzeiros terão descontos no valor das tarifas do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Isso porque a Autoridade Portuária de Santos (APS) baixou duas portarias que regulamentam a redução do preço para esses tipos de embarcações no maior porto da América do Sul.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os descontos previstos nas portarias entraram em vigor neste mês e vão seguir pelo prazo de 12 meses. No entanto, há possibilidade de prorrogação, de acordo com a avaliação de conveniência da APS.
“É mais uma forma de incentivarmos os armadores que adotam boas práticas”, disse o presidente da APS, Anderson Pomin, em nota.
Descontos
No caso de navios sustentáveis, os descontos tarifários são baseados em indicadores de eficiência e sustentabilidade. Desta forma, a portaria nº 143, de 2024, concede o benefício a operadores portuários que atingirem boa pontuação no Índice de Eficiência e Sustentabilidade Portuária (Iesp), que avalia a regularidade contratual, operacional e aspectos de sustentabilidade das operações no Porto de Santos.
Já a portaria nº 144, de 2024, estabeleceu novos critérios para descontos tarifários aplicáveis a navios de cruzeiro. De acordo com a autoridade portuária, o desconto varia de 10% a 60%, conforme a quantidade de passageiros, com o máximo benefício aplicado para armadores que transportarem acima de 680 mil passageiros.
Nesse caso, o desconto será aplicado provisoriamente com base nas previsões fornecidas pelos armadores e ajustado ao final da temporada, levando em consideração os dados efetivos do sistema Supervia de Dados. A portaria estabelece que os armadores devem informar à APS, com antecedência, a estimativa do número de passageiros e os detalhes das escalas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos