VÍDEO: Elefante-marinho é encontrado em rio no sul da Bahia
01/11/2024
Animal que normalmente habita a Antártida foi visto entre Ilhéus e Itabuna. Veterinária explica como proceder. Elefante-marinho é encontrado em rio no sul da Bahia
Um elefante-marinho foi encontrado no rio Cachoeira, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (31). Conforme análise do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal é macho, jovem e pesa quase 300 kg.
O habitat natural dele costuma ser as águas geladas da Antártida. Mas também há colônias na Argentina, em áreas com geleiras. Por isso, a suspeita do IMA é que o elefante-marinho tenha vindo do país vizinho até o sul da Bahia acidentalmente. Agora, o instituto segue monitorando o animal, com apoio de outros órgãos ambientais.
Conforme o IMA, com as mudanças climáticas, a presença da espécie no litoral brasileiro tem sido mais comum. Um caso semelhante aconteceu em maio desse ano, em Ituberá, no baixo-sul da Bahia. Pouco antes disso, pela primeira vez uma fêmea deu à luz um filhote no litoral de Santa Catarina.
Elefante-marinho é encontrado em rio entre Ilhéus e Itabuna
Instituto Mamíferos Aquáticos
Quem encontrar um elefante-marinho em praias ou rios, deve tomar cuidado. A veterinária Adriana Colosio, que atua no IMA, disse que é necessário manter distância do animal e acionar entidades especializadas. Confira as orientações:
manter distância segura de no mínimo 100 metros;
não oferecer comida;
não encostar no animal, pois ele podem transmitir doenças aos humanos e vice-versa
entrar em contato com instituições ambientais, avisando a localização do animal para que façam o resgate adequado.
VEJA TAMBÉM:
Baleias de espécie ameaçada de extinção são vistas em Salvador; ferries precisaram desviar de animais
VÍDEO: jiboia de três metros é resgatada dentro de balde em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻